Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Com o início das aulas da faculdade aí na boca - 05 de março - eu queria falar um pouco sobre TÉCNICA. Pra vocês saberem o que ando estudando.

Passei um bom tempo sem estudar, sem fazer exercícios de canto propriamente dito. Mais de um mês. Meio que me dei férias. A gente acha que não vai fazer tanta diferença, que a técnica já se estabeleceu um pouco nos músculos...hunf. Nada disso. Os estudos não têm mesmo fim. Então observei uma certa perda nos graves. Correndo contra o tempo aí para recuperá-los, porque vou precisar deles nos trabalhos que já organizei.

Outra coisa que estou precisando reforçar é a DICÇÃO. E sabem quem eu tenho ouvido para melhorá-la? Luiz Gonzaga! O Rei do Baião tem tantas qualidades, que talvez essa tenha passado despercebida pra vocês. Ouçam como ele articula tão belamente as palavras, mesmo quando faz troça com o nosso delicioso sotaque nordestino. Uau! :)



Mas minhas metas (técnicas) mesmo esse ano são as seguintes: (1) brincar com os lugares de ressonância da voz. Mudar a voz pra lá e pra cá, que é uma característica tão marcante da música popular. Até que desenvolvi bastante isso no primeiro ano da faculdade. Estou bem melhor. Mas a mudança durante a mesma canção não vai tão automática quanto eu gostaria. E (2) IMPROVISAÇÃO. Ah...sonho. Improvisar com a voz pra mim ainda é um grande mistério. O que tenho ouvido? Ella (Fitzgerald), Tim (Maia) e Marku Ribas, principalmente. Não que sejam as melhores referências - sei que existem outras muito boas - mas apenas o que ando a fim.

Dicas? Dicas? ;)

Falando em tudo isso, xô estudar.

Grande beijo.

Um comentário:

E r i c . disse...

Marku Ribas é massa.

Pra mim, uma boa referência de Dicção é o Arnaldo Antunes. Ele é meio "crazy", mas tem uma forma interessante de colocar as palavras. Não sei se é propriamente diccção, ou é o "sotaque vocal" dele. rs

No âmbito feminino, eu sugiro a Adriana Calcanhoto.

Por sinal, inclua-se aí numa das nossas programações culturais: "Making Off do DVD de Ed Motta".

O que tem a ver com Adriana Calcanhoto? rsrs.. Aguarde e verás... rs

Bj!
:)